quinta-feira, 10 de abril de 2008

Seu programa favorito quando e onde quiser



A tecnologia não pára de avançar. Em todas as áreas, as descobertas vêm revolucionando o mundo e a vida das pessoas. E na comunicação não poderia ser diferente. Em tempos de era virtual, comunicação virou sinônimo de multimidialidade. As novas possibilidades de difusão de informações surpreendem a cada ano, e, desde que as mídias começaram a interagir, as notícias chegam cada vez mais completas e rápido às pessoas.

Podcasting é um ótimo exemplo dos novos e ilimitados meios de comunicação que apareceram nos últimos anos. Por definição, podcasts são arquivos de áudio personalizados, gravados em mp3 e disponibilizados na internet. Músicas, entrevistas e narrações em mp3 não são novidade na rede mundial de computadores. A inovação que o podcast traz é a possibilidade de o ouvinte receber automaticamente as atualizações dos programas de rádio, sem ter que visitar a todo instante o site em que ele é produzido. Através da tecnologia RSS o ouvinte é notificado a cada nova edição do programa, que é instantaneamente baixada em seu computador.

A idéia de difundir sons e imagens e ao mesmo tempo criar um produto que pudesse ser armazenado no computador ou em mp3 surgiu do ex-VJ da MTV Adam Curry, que desenvolveu o primeiro agregador de podcasts do mundo. Já o nome, criado em fevereiro de 2004, veio da junção de Ipod – marca de um aparelho de mp3 da empresa norte-americana Apple – com broadcast, que significa tanto radiodifusão como teledifusão.

Com o lema "ouça seu programa favorito quando e onde você quiser", os podcasts vêm conquistando uma geração que não tem tempo a perder. A diversidade de assuntos encontrados na podosfera é enorme, os conteúdos vão desde culinária à informática. A possibilidade de escutar somente assuntos favoritos e de graça é o grande atrativo do podcasting. Outra característica marcante é a liberdade para fazer um programa que foge do padrão das rádios comerciais.

Estar do outro lado, criando os programas de rádio, também não é muito difícil. Hoje, qualquer internauta pode se transformar num radialista. Para fazer um podcast basta ter um computador equipado com programas para edição de áudio, que são encontrados gratuitamente na internet, e um curioso tema para ser desenvolvido.

Aqui no Brasil, um dos precursores foi o DJ Billy Umbella, produtor musical há mais de 15 anos, ele procurava a independência total para tocar somente as músicas que quisesse. Nas rádios comerciais em que trabalhava isso era impossível, mas rapidamente ele encontrou uma saída: aderir ao podcasting. Ele começou as produções independentes em 2005 e logo sentiu necessidade de ampliar a geração podcaster, foi quando criou a Associação Brasileira de Podcasters, em 2006. A entidade, além de reunir os interessados em podcast, divulga a utilização desta mídia como meio profissional e cultural, perante a sociedade brasileira.

Para saber mais sobre podcast:
As convergências, os podcasts e os integrados
Perfil dos podcasters
Podcasts: possibilidades

Nenhum comentário: