quinta-feira, 10 de abril de 2008

Blog: espaço de múltiplas subjetividades



Sempre que uma nova mídia surge, começam os boatos de que a mídia antecessora vai acabar. Foi assim no surgimento do rádio, da televisão e da internet. Mas os comentários não passaram de boatos. Cada meio tem suas características específicas e suas qualidades. O jornal impresso pode ter um texto mais elaborado e aprofundado. A televisão une imagem e áudio, levando as informações com rapidez para nossas casas. No rádio as notícias são apenas ouvidas, mas ele ainda consegue ser mais ágil que a TV e interagir com o público. Já a internet une texto, áudio, imagem e interação. Desse jeito não dá pra competir, né? Bem vindo a multimidialidade!


É no turbilhão de possibilidades do mundo online que o blog está inserido. Através dele você pode quase tudo. Pode escrever suas experiências cotidianas, postar suas fotos, exibir vídeos e arquivos de áudio e muito mais. Entre tantas aplicações os blogs se caracterizam como uma ótima opção para disseminar a prática de técnicas jornalísticas online. Como exemplo, cito o blog do jornalista cearense Eliomar de Lima. Nele você encontra as notícias mais quentes do Ceará e os assuntos mais repercutidos no Brasil e no mundo. Seja através de foto e texto, seja num vídeo, num comentário, numa enquete e até em forma de charges.


A maior qualidade do blog é a facilidade e a rapidez que ele oferece tanto para o dono quanto para os visitantes. O imediatismo é outra característica marcante. Para Eliomar de Lima “aconteceu, virou manchete”. Na redação de TV onde estagio, todos os jornalistas antes de começarem seus afazeres dão uma conferida nos posts do dia, que podem até servir de idéia para sugestões de pauta.


A liberdade de expressão em que vivemos contribui para as mais distintas formas de comunicação que avançam todos os dias. As possibilidades oferecidas pela internet para se informar, se comunicar, interagir, criar, pesquisar e viajar se tornam cada vez mais usuais no século XXI. No ciberespaço, o blog é o lugar ideal para registrar suas múltiplas subjetividades. E lembre: para ter um blog não importa a escolha do conteúdo e sim a vontade de registrar e compartilhar um assunto.

Nenhum comentário: